Biografia
Tapajós
Pintura sobre papel
140cm x 110cm
2015
Meu trabalho se inicia através da gravura, xilogravura especificamente, seguido depois pela gravura em metal e a pintura. No decorrer de todo este processo o fio condutor foi a gravura e a investigação gráfica, processo que foi assimilado pela pintura estabelecendo toda a base de minha produção artística. Neste processo, pintura e gravura são almas gêmeas, se interligam e se conectam em um único elemento, se utilizam das mesmas ferramentas buscando no suporte... tela, metal ou madeira a imagem desejada.
Diô Viana nasceu em Santarém - Pará. Estudou pintura, desenho e gravura no Museu de Arte Moderna-MAM do Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente do atelier de gravura do SESC da Tijuca no Rio de Janeiro. Frequentou os ateliers de gravura e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Diplomado em MDA-Métier d’art em gravura na École Supérieur Estienne em Paris, França. Foi professor de gravura no atelier de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1993 a 1997. Trabalhou como impressor para Fayga Ostrower, Marília Rodrigues, sociedade dos amigos dos Museus Castro Maia, entre outros. Fez curadoria de exposições para a aliança Francesa de Brasília e para o Centro Cultural Brasil México na Cidade do México, entre elas “ A Gravura Brasileira Contemporanêa, no Museu de Arte de Ciudad Juarez, IAGO, Institudo de Artes Gráficas de Oaxaca e Fundación Sebastien na Cidade do México.
Recebeu prêmio de gravura no Arte Pará e no concurso de gravura Orlando Dasilva, primeiro premio no 9º salão do desenho Brasileiro e grande premio de pintura no salon Realités Nouvelles, na França. Expôs individualmente no BACI- EUA, no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro MNBA, Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, Espaço Sergio Porto no Rio de Janeiro, MAB- Museu de Arte de Brasília, Galeria Gravura Brasileira-SP entre outras.
Atualmente vive e trabalha entre a França e o Rio de Janeiro